1909 Ondarreta

Aqui começou tudo. O campo de Ondarreta, localizado em frente ao mar da Cantábria, foi onde a Real jogou seus primeiros jogos e onde ganhou seu primeiro título: a Taça do Rei em 1909.

Ondarreta

1928 Finais de Santander

Três jogos tiveram que ser jogados para decidir o campeão da Taça do Rei. A tripla final do Santander contra o FC Barcelona foi imortalizada pelos poemas de Rafael Alberti, Oda a Platko e a réplica de Gabriel Celaya, Contraoda do poeta da Real Sociedad.

Santander

1929 Paco Bienzobas, melhor marcador da primeira liga

A Real foi um dos clubes fundadores do primeiro campeonato da liga. Terminou em quarto lugar e o realista Paco Bienzobas, com 17 golos, foi o melhor marcador do campeonato. Bienzobas morreu um dia depois de ter sido informado de que a Real ganhou sua primeira Liga em 1981.

Bienzobas

1931 A liga escapa-se pela diferença de golos

A Real esteve na liderança durante a maior parte da liga, que terminou em um empate com Athletic Bilbao e Racing Santander. A Real que treinou Harry Lowe estava em terceiro lugar por diferença de golos.

Racing

1951 Chamartin (Bernabéu) Final da Taça

Com Benito Díaz como treinador e depois de recuperar vários jogadores que voltaram depois de fazer ao Valência campeão, como Eizaguirre, Igoa e Epi, a Real conseguiu fazer uma magnífica Taça: bateu o Real Madrid nas semifinais e perdeu contra o FC Barcelona no novo Chamartín, atual Santiago Bernabéu. Se tivesse conseguido reter esses três jogadores, o palmares da Real seria maior.

Chamartin

1967 Puertollano, subida aos céus

A Real caiu algumas vezes, mas se algo a caracteriza, è que sempre fica mais forte. A subida em Puertollano (Ciudad Real) contra o Calvo Sotelo começará a idade dourada do clube.

Puertollano

1976 Ikurriña em Atocha.

Apenas um ano após a morte do ditador Francisco Franco, em 5 de dezembro de 1976, os capitães da Real e do Athletic, Inaxio Kortabarria e José Ángel Iribar, entraram no campo do Atotxa com uma Ikurriña, uma bandeira que ainda estava fora da lei. O jogo de homenagem ao Gaztelu, em que a ikurriña foi legalizada de fato, terminou com um resultado de 5-0 para os txuriurdines. Estava sendo forjado o equipo campeão.

Ikurriña

1979 Eliminatória contra Inter de Milâo

Depois de perder 3-0 em San Siro, a Real tentou em Atotxa virar a eliminatória da UEFA contra o Inter de Milão. No jogo de volta, a Real estava perta da reviravolta em um jogo espetacular que terminou 2-0 e que as pessoas que o testemunharam lembram como o melhor jogo visto em Atotxa. La Real era mais conhecida em Europa.

Inter

1980 Recorde de imbatibilidade

Em 11 de maio de 1980 no Ramón Sánchez Pizjuán a Real alcançou o recorde de imbatibilidade de todas as principais ligas européias, que a nível europeu apenas superaria o Milan de Arrigo Sacchi. Na liga espanhola, ninguém conseguiu superar a marca da Real: 32 jornadas invictos na mesma temporada. Até Sevilha em maio de 1980: essa derrota foi uma grande decepção porque significava perder a liga que merecia tanto.

Ondarreta

1981, Gijón, Campeôes da Liga

"Há um passe de Olaizola para Alonso, cruzamento de Alonso, vai pular Castro, punha a bola, recebe a bola Górriz, Górriz atira, atenção, Zamora tem a bola, atira e... ¡golooooooo, golooooooo, golo da Real, golo, goloo, gol da Real, golooooooooo! Incrível cavalheiros!". A narraçâo de Joxean Alkorta ainda ressoa. Um ano depois de perder uma liga em maio de 1980, a Real ganhou seu primeiro título da liga em Gijón. No último minuto.

El Molinón

1982 Atotxa, segunda liga

Último jogo da liga em casa contra os vizinhos de Bilbao. Dois golos de Zamora e López Ufarte na segunda mitade dão a vitória a Real. Atotxa e toda Gipuzkoa explodem em alegria: somos bicampeoes.

Atotxa

1983 Hamburgo, semifinais da Copa da Europa

Nunca a Real chegou tão longe. Na máxima competição de clubes, a Real chegou até semifinais. Pelo caminho havia eliminado ao Vikingur de Reykjavik, Celtic de Glasgow e Sporting de Portugal. Depois de empatar em casa, caiu contra o Hamburger SV em Alemanha com um golo em fora de jogo. A equipa alemão derrotou a Juventus na final de Atenas.

Hamburguer

1987 Saragoça, Taça do Rei

As penalidades. Numa tarde muito calorosa em Saragoça, nosso gran capitão, Luís Arconada parou a penalidade decisisa a Quique Ramos com a qual a Real o ganhou seu segundo título da Taça, desta vez contra o Atlético de Madrid. Antes das penalidades, o Atlético de Madrid igualou os golos de López Ufarte e de Begiristain.

Arconada en La Romareda

1998 Madrid, assassinato de Aitor Zabaleta

8 de dezembro de 1998 é o día mais triste da nossa história. Quando ele foi com sua namorada para assistir a segunda mão dos oitavos de final da Taça da UEFA contra o Atlético de Madrid, Aitor Zabaleta foi assassinado nas proximidades do Vicente Calderón. O jogo foi jogado e mesmo hoje parte dos fãs da equipa desonra sua memória. "Aitor beti gogoan".

Aitor Zabaleta

2003, quase a terceira liga

Jogo memorável em Anoeta. A equipa treinado por Raynald Denoueix, que lutou mão a mão pela liga contra o Real Madrid dos Galacticos, derrotou a equipa branca 4-2 com golos de Kovacevic (2), Nihat e Xabi Alonso. A Real dependia de si mesma para ganhar a terceira liga até a penúltima jornada, mas no final não conseguiu ganhar em Vigo, a 800 quilômetros de Donostia, com mais de 10 mil fãs da Real.

4-2 al Madrid en Anoeta

2004 nasceu a equipa feminina da Real

A Real feminina começou na categoria mais baixa e obteve a promoção para a Superiga feminina em dois anos. Todos os anos, a Real forma um grupo mais sólido e, pouco a pouco, entra nos melhores equipas da liga,

Zubieta

2010 ascenso no ano centenário

Terceiro ano consecutivo na Segunda Divisão. Época em que o centenário do clube foi celebrado. Uma equipa treinado por Martín Lasarte e com jogadores que seriam a base dos anos seguintes na Primera alcançará a subida quase matemática no estádio de Carranza em Cádiz. No mesmo ano, o clube começou a emergir de uma situação econômica difícil que levou à falência e que começou nos últimos anos em Primeira. Durante as comemorações, Lasarte fez um apelo popular: "não desengatem", o que então explicou: "Esta cidade, com este hobby, com este clube, tudo montou de forma estreita, real e homogênea na busca de um objetivo comum e concreto , real, não utopias, não tem tetos".

Ascenso 2010

2013 Lyon e Manchester, de 'kalejira' pela Europa

Depois de uma impressionante temporada pela equipa liderado por Philippe Montanier, a Real consegue vencer o play-off da Liga dos Campeões com o golaço de Antoine Griezmann no estádio Gerland, em Lyon, onde foi com 4.000 adeptos. A posterior participação foi decepcionante, mas serviu para os fãs realistas dar um exemplo de apoio ao equipa cujo destaque foi a 'kalejira' (uma espécie de evento festivo) de 5.000 pessoas que partiram da Piccadilly Square, no centro de Manchester, para o estádio de Old Trafford, onde outros 2.000 fãs da Real estavam esperando.

Gol Griezmann Gerland

Kalejira en Manchester

Zubieta, presente e futuro

Zubieta é a grande jóia da Real. É o centro de treinamento e formação dos futuros jogadores do clube. Graças ao trabalho realizado neste lugar, a Real é o clube das grandes ligas que mais jogadores da formaçãao jogam em sua primeira equipa.

Zubieta

Muito mais que futebol

Além do futebol, a Real tem seções de atletismo, hóquei, pelota basca e mergulho. Com mais de cem anos, a seção de atletismo é a mais veterana e a seção de hóquei feminino é a mais bem sucedido, com vários campeonatos. 'Atxurrak gora'!

Cid

Atxurrak gora

Cultura, não apenas desporto

A Real não é apenas futebol ou apenas desporto. As contribuições que ele fez direta ou indiretamente para a cultura, além dos desportos, são diversas. Eduardo Chillida, o escultor vasco mais internacional, foi o goleiro do clube na temporada 40-41: "No futebol eu aprendi muitas coisas que usei mais tarde na escultura". Elías Querejeta, produtor de muitos dos melhores filmes do cinema espanhol, também foi um futebolista da Real (41 jogos, 6 golos) e conseguiu convencer vários jogadores a iniciarem a produção 'Laponia films'. Com ela ajudaram a produzir Viridiana, uma das obras de arte do cinema.

Chillida

Viridiana

logo Maite Taldea & Realsocialismo! & +